A biologia através dos animes: uma nova perspectiva para o ensino de ciências
Felix, Vanessa da Silva Lima
Resumo
O presente trabalho investigou o uso de animes como estratégia pedagógica para o ensino de Biologia no Ensino Médio. Diante do desafio da falta de engajamento dos alunos, especialmente em disciplinas que demandam raciocínio abstrato, a pesquisa propôs metodologias inovadoras para tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível. A fundamentação teórica apoiou-se na aprendizagem significativa, defendida por autores como Ausubel (2003) e Vygotsky (1984), que enfatizam a importância de conectar novos conhecimentos a referenciais culturais e midiáticos já familiares aos estudantes. A metodologia adotada foi qualitativa e exploratória, com foco na elaboração de um Guia Pedagógico para professores. Esse guia inclui a seleção de animes com conceitos biológicos relevantes, a criação de materiais didáticos e a proposição de atividades interativas, como debates e estudos dirigidos, que facilitam a compreensão de temas complexos. Entre os temas abordados nos animes analisados, destacam-se genética, evolução, ecologia e botânica. O trabalho buscou contribuir para a inovação educacional, promovendo maior envolvimento dos estudantes com os conteúdos científicos por meio de mídias audiovisuais que fazem parte de sua realidade cotidiana.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.