ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DOS DESAFIOS EXPERIENCIADOS NESSA MODALIDADE DURANTE OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS III E IV
Andrade, Ruth Fernandes Ribeiro de
Resumo
O estágio supervisionado é crucial na formação docente, conectando teoria e prática. No ensino de Biologia, essa vivência é ainda mais relevante devido à complexidade dos conteúdos e à necessidade de abordagens criativas, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A EJA apresenta desafios únicos pelo perfil diverso de seus estudantes, exigindo do professor empatia e flexibilidade. Este trabalho objetiva refletir os desafios enfrentados por professores de Biologia na EJA, com base em observações e regências realizadas durante o Estágio Supervisionado III e IV, em uma escola pública de João Pessoa. Esse relato de experiência busca responder quais os principais desafios do professor de Biologia nessa modalidade, levantando a hipótese de que elas se relacionam à escassez de recursos e falta de infraestrutura escolar. O estudo justifica-se por sua capacidade de contribuir para a melhoria da prática pedagógica e por reforçar o papel do estágio como preparo para essa realidade complexa.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.