O ensino de Química e os agrotóxicos: impactos na cultura do coco no perímetro irrigado de São Gonçalo, Sousa – PB
Camelo, Ivânio Silva
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo desenvolver uma proposta pedagógica para o ensino de Química voltada à compreensão dos impactos ambientais e sociais decorrentes do uso inadequado de agrotóxicos na cultura do coco, na região do Perímetro Irrigado de São Gonçalo, município de Sousa-PB. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, com realização de coleta de dados em campo, entrevistas informais com agricultores e experimentos laboratoriais sobre as propriedades físico-químicas dos agrotóxicos glifosato e Klorpan 480 EC que estão entre os mais utilizados na região. Os resultados revelam práticas recorrentes de descarte incorreto de embalagens e ausência de uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de sintomas de intoxicação relatados por trabalhadores locais. Foram identificadas também fragilidades no acesso à informação técnica sobre o manuseio seguro desses produtos. Com base nesses dados, o estudo propõe atividades didáticas que integrem conceitos químicos com questões ambientais, explorando temas como solubilidade, toxicidade, biodegradabilidade e estrutura molecular. A proposta busca promover o ensino contextualizado, interdisciplinar e crítico, contribuindo para a formação de estudantes conscientes quanto à sustentabilidade e à segurança no uso de produtos químicos agrícolas. Conclui-se que o ensino de Química pode ser um importante instrumento de transformação social, ao abordar conteúdos que dialogam com a realidade local e favorecem práticas mais seguras e sustentáveis no campo.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.