Ações afirmativas versus ingresso no Instituto Federal da Paraíba: vencendo barreiras com um click
Martins, Débora Lopes lacerda
Resumo
A presente dissertação tem como tema o acesso à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no contexto das ações afirmativas, especialmente o sistema de cotas. A problemática central concentrou-se nas dificuldades de efetivação do ingresso de candidatos cotistas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus João Pessoa, lócus desta investigação. O principal objetivo consistiu em potencializar a orientação dos candidatos acerca do processo de ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFPB – Campus João Pessoa, por meio da elaboração e aplicação de uma cartilha eletrônica estruturada à luz das ações afirmativas destinadas a egressos de escolas públicas e renda familiar de até um salário-mínimo per capita. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem quanti-qualitativa, documental e de caráter exploratório-descritivo. A etapa documental baseou-se na análise de editais de inscrição e de pré-matrícula, bem como em dados obtidos no Portal do Estudante e no site institucional, referentes aos motivos de indeferimento das matrículas de candidatos cotistas no período compreendido entre 2020 e 2024. Os resultados indicaram que o número de indeferimentos nas pré-matrículas tem crescido anualmente, excluindo potenciais beneficiários das cotas que, por desconhecimento das exigências editalícias ou por dificuldade em reunir a documentação comprobatória, acabam não efetivando a matrícula. Esses dados subsidiaram a elaboração do produto educacional piloto, desenvolvido no formato de cartilha eletrônica, a qual foi aplicada e posteriormente avaliada por estudantes cotistas matriculados nos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, bem como por servidores das Coordenações de Controle Acadêmico e de Assistência ao Estudante do IFPB – Campus João Pessoa, por meio da aplicação de um questionário. Embora a cartilha eletrônica tenha sido positivamente avaliada, reconhece-se que ela não constitui uma solução definitiva para a problemática apresentada. Contudo, representa uma ferramenta pedagógica de fácil acesso e ampla disseminação, com informações e orientações didáticas e acessíveis, cuja expectativa é minimizar barreiras de acesso a um ensino público, inclusivo e de qualidade.
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