Práticas empreendedoras no Quilombo Ipiranga e suas contribuições para a formação humana omnilateral no ensino médio integrado do Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
Viana, Camila Arruda
Resumo
Esta dissertação analisa como as práticas de empreendedorismo social desenvolvidas na Comunidade Quilombola do Ipiranga contribuem para a formação humana omnilateral de discentes do terceiro ano do Curso Técnico em Contabilidade do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus João Pessoa. A pesquisa, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, envolveu observação participante, aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e realização de oficinas sobre modelagem de negócios, educação financeira e precificação. Participaram do estudo cinco lideranças empreendedoras da comunidade e 23 estudantes do ensino técnico integrado. Os resultados demonstram que as ações extensionistas promoveram uma integração significativa entre saberes acadêmicos e conhecimentos ancestrais quilombolas, possibilitando à comunidade o fortalecimento de suas iniciativas empreendedoras e ampliando a compreensão dos estudantes sobre realidades sociais marcadas pela desigualdade. Identificou-se que o contato direto com o território, suas práticas produtivas e seus desafios favoreceu a formação crítica, socialmente comprometida e interdisciplinar dos discentes, alinhada aos princípios da formação humana integral defendidos pela Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Conclui-se que o empreendedorismo social, quando articulado de forma dialógica entre instituição de ensino e comunidade tradicional, constitui uma estratégia potente de emancipação, valorização cultural e desenvolvimento local sustentável, evidenciando o papel transformador da extensão no processo formativo dos estudantes e no fortalecimento das comunidades quilombolas.
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