Aspectos emocionais e cognitivos no aprendizado da Matemática: um olhar sobre o medo, a ansiedade e a autoconfiança

Dantas, Aurivânia Martins

Resumo

A aprendizagem da matemática mostra um desafio eloquente para muitos estudantes ao longo de sua trajetória escolar, visto que envolve tanto habilidades cognitivas quanto aspectos emocionais que impactam diretamente no seu aprendizado e desenvolvimento. O objetivo principal desse estudo é compreender como fatores emocionais, como medo, ansiedade e autoconfiança, influenciam o desempenho e o processo de aprendizagem da matemática, sob a ótica da psicologia educacional. A metodologia caracteriza-se como uma revisão integrativa da literatura com análise de dados embasados nas informações localizadas na literatura atual. As pesquisas foram desenvolvidas nos bancos de dados da SCIELO, Google Acadêmico e BVS. Utilizando como descritores no BNCC: emoção e aprendizagem, ensino de matemática, estratégias pedagógicas e métodos inclusivos. Foram encontrados 124 artigos nas bases de dados, após a análise e filtro foram estudados 12 artigos nessa revisão. Os resultados da pesquisa evidenciam que a análise dos estudos selecionados revelou uma relação direta entre a ansiedade matemática, a baixa autoestima e o medo do fracasso, fatores que interferem de maneira significativa e negativa no desempenho escolar dos estudantes.

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