Recursos imagéticos em REA digitais acessíveis: possibilidades para o planejamento do ensino de matemática
Monteiro, Felipe Mendes
Resumo
Este trabalho explora a intersecção entre Recursos Educacionais Abertos (REA), acessibilidade digital e linguagem imagética no contexto do ensino de matemática escolar. O objetivo principal é propor exemplos de recursos imagéticos abertos e acessíveis que auxiliem no planejamento docente e na aprendizagem de conceitos matemáticos. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa e procedimento bibliográfico, fundamentada nas cinco liberdades dos REA - reusar, revisar, remixar, redistribuir e reter - e seus três princípios - ser educacional, apresentar licença aberta e formato livre, além oportunizar equidade de entendimento aos usuários ao abordar os quatro princípios da acessibilidade para conteúdos na web - perceptível, operável, compreensível e robusto. Como resultados práticos, foram desenvolvidos e apresentados diversos recursos imagéticos nos formatos de infográfico, mapa mental, cartaz, panfleto, gráfico de uma função, postagem no Instagram, gráfico de barras e tabela criados na plataforma Canva, todos integrando audiodescrição com Qr-Code e licenciamento Creative Commons aberto. As imagens desenvolvidas ainda envolvem diferentes conteúdos de matemática que conseguem abordar as cinco unidades temáticas de matemática da Base Nacional Comum Curricular, Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, e Probabilidade e Estatística. Conclui-se que o uso estratégico de imagens acessíveis e abertas não apenas torna conceitos matemáticos abstratos mais compreensíveis e lúdicos, mas também promove uma educação matemática inclusiva, garantindo o direito de acesso e participação a todos os estudantes.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.