Estudo sobre o perfil empreendedor nos setores de cosméticos e perfumaria da cidade de Guarabira PB
Costa, Marsoniel Felipe da
Resumo
No mercado brasileiro as empresas estão sempre buscando a sua reestruturação, e é na figura do empreendedor que elas podem buscar as estratégias necessárias para um diferencial no mercado, dando um passo a frente na consolidação empresarial. Desta forma pode-se dizer que o empreendedorismo é um fenômeno individual ou social no aproveitamento de oportunidade necessidade para solucionar problemas e construir o futuro (ZARPELLON: 2010). O empreendedorismo surge independente do setor comercial, porém, o setor de cosméticos e perfumaria tem maior importância neste estudo, diante do fato dele ter apresentado crescimento, no Brasil, mesmo em período de recessão econômica (PGNATA, 2015). Esta pesquisa teve como o objetivo geral analisar o perfil empreendedor das lojas de cosméticos e perfumaria da cidade de Guarabira/PB. Desta forma, iniciou-se conceituando empreendedorismo e suas características atrás de alguns teóricos como Dornelas (2008), Dolabela (1999), Baggio (2014) e SEBRAE (1983). A pesquisa teve abordagem quantitativa, utilizou-se o questionário de Dornelas (2004) com 34 questões respondidas através de uma Escala Likert, tabulados pelo SSPS. Nos resultados desenvolvidos o perfil empreendedor das lojas de cosméticos e perfumaria da cidade de Guarabira pode ser caracterizado com um maior perfil empreendedor no que tange ao planejamento, metas e controle, como também a persistência.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.