A imagem das mulheres nas propagandas da cerveja skol entre a objetificação e o empoderamento

Frazão, Maria Cristina Pereira

Resumo

O trabalho faz uma abordagem da utilização da imagem das mulheres nas peças publicitárias, especificamente nas propagandas da cerveja Skol. Conceitua-se, assim, a propaganda como uma estratégia para atrair e vender produtos ou serviços. Os objetivos consistem, em analisar historicamente a imagem das mulheres, descrevendo seu perfil antes e após sua exposição em algumas propagandas da marca em questão, entre os anos de 2000 a 2017 e traçar o comportamento da empresa sobre a evolução ou involução da representação das mulheres nas propagandas da Skol. Foi utilizada como metodologia a abordagem exploratória, com recortes históricos e bibliográficos. Trata-se de um desenvolvimento teórico baseado em estudos publicados em artigos científicos. Nessa pesquisa, é retratada a submissão feminina nas propagandas, reflexões sobre as mulheres objetificadas, observações do empoderamento feminino nas novas peças publicitárias e com enfoques sobre a igualdade do gênero nas propagandas, relatando nessa pesquisa que as mudanças ocorreram devido a um interesse publicitário, protestos e mudanças culturais.

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