Análise dos discurso publicitário: ficção e emoção a serviço do comércio em Guarabira

Cardoso, Severino Pontes

Resumo

Este trabalho é uma pesquisa na área de marketing, mais especificamente na gestão da promoção do estabelecimento comercial. Procurando ver como se dão as relações entre o referido estabelecimento e a sociedade do território no qual está inserido, realizamos a análise discursiva de uma publicidade veiculada pelas rádios guarabirenses por volta do Dia das Mães de 2015. Para isto, nos baseamos nos quadros teóricos de Kotler e Keller (2006) com relação ao conceito de marketing e de Patrick Charaudeau (2008) com relação aos sujeitos do discurso e seus papéis sociais e linguageiros. Com isso, foi possível verificar como as estratégias argumentativas utilizadas pelos instrumentos do marketing, ao fazerem uso de determinados valores sociais para a promoção de vendas, estão ao mesmo tempo reforçando-os na manutenção do status quo. Isto em relação à publicidade analisada, o que pode ser o oposto em outros casos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.