O valor da empatia nas práticas de liderança da coordenação pedagógica de uma escola pública de Pernambuco-PE

Silva, MMaria Joselma da

Resumo

Há tempos, a função de liderança tem sido analisada e estudada em suas mais diferentes formas. Devido ao grau de importância que ocupa nas organizações, esse tema é foco constante na administração, pois o papel do líder é fundamental para o sucesso das equipes e, consequentemente, para o crescimento de qualquer empresa. No caso das instituições público-educacionais os desafios nas funções de liderança são muitos; pois a maneira de como os profissionais envolvidos atuam em seus comandos, afeta diretamente os resultados dos planos estratégicos de ensino/ aprendizagem elaborados pelas equipes com as quais trabalham. Apesar de sua complexidade, seus conceitos evoluem conforme se apresentem as transformações organizacionais. O objetivo fundamental desta pesquisa foi investigar sinais de empatia nas práticas de liderança seguidas por um coordenador pedagógico, a partir do modelo das cinco práticas de liderança exemplar proposto por Kouzes e Posner (2013), os quais desenvolveram em mais de trinta anos de estudos, e do conceito e classificação de Eisemberg (1986), para a Empatia. A pesquisa, do tipo descritiva e com abordagem quantitativa, foi subsidiada por um estudo de caso e análise de campo, em que se investigou as práticas de liderança do coordenador pedagógico da Escola de Referência Benigno Pessoa de Araújo, rede estadual, localizada na cidade de Goiana – PE, onde funciona há 43 anos. Os dados foram adquiridos mediante dois questionários, adaptados do padrão desenvolvido e validado pelos autores Kouzes e Posner (2013), intitulado Inventário das Práticas de Liderança (LPI), nas versões de autoavaliação, aplicado à coordenadora pedagógica, e de heteroavaliação, aplicado aos alunos e professores. Os resultados revelaram que, as práticas de liderança da coordenadora foram bem avaliadas pelos colaboradores, denotando assim, valorização a suas ações. E a dimensão de empatia mais presente em suas práticas é a reação emocional, ou “Dimensão Afetiva, seguida da Dimensão Cognitiva, e da Dimensão Compassiva.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.