Educação financeira como negócio de impacto: um estudo sobre os níveis de alfabetização financeira entre policiais militares da Paraíba

Lima, Eduardo Jordão Silva de

Resumo

Atualmente, frente à variedade numerosa dos produtos financeiros é fundamental que a população esteja preparada para lidar com as decisões de consumo e investimento. Neste contexto, a educação financeira torna-se uma diretriz básica do governo para garantir a inclusão socioeconômica, um passo fundamental para o progresso e desenvolvimento do país. Ciente disso, busca-se identificar níveis de alfabetização financeira de policiais militares e apresentar uma proposta de avaliação contínua desses níveis promovendo qualidade na forma da intermediação das Finanças Sociais, tendo a Educação Financeira como negócio de impacto. Com uma metodologia quali-quanti de cunho descritivo exploratório se torna possível realizar um diagnóstico referente aos graus de conhecimento, comportamento e atitude financeiros, como parte de ações de capacitação da categoria profissional em questão, e então para fins de continuidade acadêmica são propostas medidas programadas de acompanhamento dos níveis de alfabetização financeira de policiais militares em João Pessoa, em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Educação Financeira de Impacto (NUPEFI) como intermediário no ecossistema das Finanças Sociais.

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