Literacia financeira na percepção de idosos beneficiários do INSS
Oliveira, José Alyffer Bento Pontes de
Resumo
Em pleno século XXI, a Educação Financeira representa uma temática em evidência, principalmente no que diz respeito ao endividamento e ao equilíbrio financeiro da população, pois o descontrole dos gastos pessoais resulta em dívidas, juros e negativação de crédito. No âmbito da Educação Financeira, o tema desta pesquisa remete ao conhecimento financeiro e os fatores comportamentais que influenciam aposentados, pensionistas e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na tomada de decisão para solicitação de crédito bancário. O objetivo do estudo é analisar a percepção de aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC do INSS sobre o nível de conhecimento financeiro e os fatores comportamentais que influenciam na solicitação de crédito bancário na cidade de João Pessoa, Paraíba. A pesquisa tem a importância acadêmica e a relevância social de contribuir com a construção de conhecimento técnico, teórico e legal em relação à Literacia Financeira de idosos beneficiários do INSS, ao pesquisar a percepção desse público-alvo sobre os aspectos comportamentais que influenciam na tomada de decisão por concessão de crédito financeiro no cenário atual. A pesquisa é caracterizada como sendo um levantamento de campo (survey) e, quanto aos objetivos, o estudo tem natureza quantitativa e descritiva, cujo instrumento de coleta de dados é um questionário misto, aplicado com 50 idosos, de modo online. Os resultados apontam que visto que se identificou o baixo nível de conhecimento financeiro do público-alvo, o qual das 10 questões aplicadas o maior percentual de acerto foi de 37,5% com os pensionistas, mostrando o quanto o índice de conhecimento financeiro está baixo. Conclui-se que se faz necessário a presença de programas que reforcem a Literacia Financeira para pessoas adultas, em especial aos idosos (aposentados e pensionistas).
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.