Plano de negócios : um estudo de caso na empresa de provedor de internet Paraibalink

Almeida, Sara da Costa Agra

Resumo

O mercado de provedores de internet está em expansão, à necessidade cada vez mais da utilização da internet no cotidiano das pessoas e empresas impulsiona a exploração deste segmento de negócio, possibilitando o acesso à internet nas mais diversas localidades. Neste sentido, com o presente estudo buscou desenvolver um plano de negócios para auxiliar na concepção de uma empresa provedora de internet em João Pessoa. Quantos aos procedimentos adotados para a condução do estudo e a obtenção dos dados, utilizaram-se o estudo de caso, as pesquisas aplicada e exploratória, como também a pesquisa bibliográfica sobre os temas empreendedorismo, operações de serviços e plano de negócios. Para a análise dos dados adotou-se a abordagem qualitativa. Por meio de entrevista semi-estruturada e questionário foram coletados dados para a construção do plano de contas. O arcabouço teórico permitiu apontar as diferenças e semelhanças entre as metodologias utilizadas para a elaboração de um plano de negócio, sendo indicada a metodologia adotada pelo SEBRAE para a concepção do plano de negócio da empresa em estudo. Realizou-se o desenvolvimento do plano de negócio da empresa Paraibalink, demonstrando a relevância de sua utilização para a concepção e gestão de uma empresa que tem a atividade de provedor de internet.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.