Sequência didática para o ensino de língua portuguesa para surdos: leitura, análise linguística e produção de texto

Figueiredo, Samara Kelly Dantas de

Resumo

O objetivo do artigo é mostrar a importância das sequências didáticas como elemento metodológico para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos e descrever como pode ser a organização de uma sequência didática de Língua Portuguesa para surdos nos eixos leitura, análise linguística e produção de texto. Os métodos utilizados são as pesquisas descritiva, bibliográfica e qualitativa. Os instrumentos de coleta foram sete textos acadêmicos que abordam o trabalho com gêneros textuais por meio das sequências didáticas focadas no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, especificamente nos eixos leitura, análise linguística e produção de texto. Os resultados da pesquisa mostram que as sequências didáticas são um meio de promover a aprendizagem dos alunos surdos, uma vez que essas sequências desenvolvem um trabalho com os gêneros textuais, visando o letramento. Logo, a conclusão aponta que as sequências didáticas são um instrumento para promover o aprendizado da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos para que possam se apropriar dos usos sociais da Língua Portuguesa.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.