O professor de língua portuguesa como elaborador de seu próprio material didático para o aluno surdo

Frutuoso, Aline de Fátima da Silva Araújo

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar o perfil necessário para o professor de Língua Portuguesa como elaborador do seu próprio material didático para o aluno surdo. Enfatizamos as características e a relevância dele ser produtor do seu material didático, assim como ter as competências e as habilidades necessárias para o Ensino do Português como segunda língua para o aluno surdo. Desse modo, nossa abordagem foi de cunho qualitativo, tendo como tipo de pesquisa a bibliográfica e exploratória. Elaborada a partir de trabalhos acadêmicos nos anos de 2014-2020. Utilizamos os seguintes autores para nortear essa pesquisa: Máximo (2020), Liberali (2008), Geraldi (1996), Koch(2006), Bezerra (2002), Botelho (2005). Como resultados obtidos, constatamos a necessidade do professor ser autônomo, inovador e responsável, mantendo uma postura reflexiva e crítica na sua prática em sala de aula. Assim, o professor ter domínio da Língua de Sinais e da cultura surda contribuirá para que possa ser um exímio produtor de material didático.

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