Recursos educacionais para ensino de língua portuguesa na modalidade escrita para surdos no eixo leitura

Lima, Rerilene Ferreira de

Resumo

O presente trabalho busca apresentar uma proposta de material, com foco nos recursos educacionais do material “Ideias para ensinar português para surdos” de Quadros e Schmiedt (2006), especificamente no eixo leitura, tendo como base uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória. Percebe-se que os materiais didáticos dirigidos à comunidade surda, quando existentes, não atendem ao desenvolvimento das interfaces de leitura e escrita da língua portuguesa, visto que eles pressupõem categorias e aspectos distintos daqueles endereçados aos alunos ouvintes. Assim, pretende-se refletir quanto à produção de material e ações educativas para alunos surdos, nomeados recursos didático-pedagógicos, tendo como base teórica Salles, Faustich e Carvalho (2004), Quadros e Karnopp (2004), Torres, Mazzoni e Mello(2007), Brasil (2005), Vygotsky (1997) e Alves (2003), Ferreiro. Para refletir sobre as especificidades desse alunado, faz-se necessário o contato com pesquisas sobre educação bilíngue para surdos e o desenvolvimento de metodologias visuais, a fim de aplicá-las no cotidiano escolar bem como a utilização de recursos educacionais que estimulem a aquisição da língua portuguesa como segunda língua. Pretende-se que este artigo suscite a discussão e a construção de conhecimento sobre novas metodologias e estratégias didáticas.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.