EDUCAÇÃO DOS SURDOS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO BILÍNGUE NA ESCOLA.

Araújo, Carlos Ryan Silva de

Resumo

A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS é a língua natural da pessoa surda que é utilizada como meio de comunicação e expressão pela comunidade surda brasileira que, após a aprovação da Lei 10.436 de 24 de abril de 2002, vem ganhando espaço em todas as áreas socioeducacional com os modelos de educação dos surdos, o bilinguismo tem provocado inquietações por parte dos docentes nas aulas de Língua Portuguesa nas metodologias aplicadas em sala de aula com os alunos surdos de forma ampla nas explicações para contribuir na aprendizagem da segunda língua – L2. Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a relevância do ensino bilíngue na educação dos surdos no contexto da escola inclusiva. A metodologia adotada nesta pesquisa deu-se pelo método bibliográfico, fundamentado diante de (Damazio,2007), (Pereira, 2014), (Santana, 2012), (Skliar,2007) e (Almeida,2015) para além, foi realizado uma busca em fontes já publicadas em revistas, livros e artigos e com embasamento em experiências próprias em instituições educacionais. Os resultados apontaram que a educação bilíngue está cada vez sendo desenvolvida e adaptada pelos educadores para atribuir uma educação de qualidade para os surdos com uma parceria insubstituível as salas de recursos multifuncionais-SRM complementado e suplementado a língua escrita e a LIBRAS nos ambientes educacionais com parceria com outros profissionais e educadores.

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