O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA ESCOLA DO CAMPO NO CONTEXTO DAS TURMAS MULTISSERIADAS.

Neto, Francisco Alves Cordeiro

Resumo

Este trabalho aborda o processo de inclusão do aluno surdo em salas regulares na escola do campo. Também reflete sobre a prática pedagógica do docente que não possui formação específica para lidar com discentes surdos dentro do contexto da educação inclusiva. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o desenvolvimento das políticas públicas de inclusão nas salas regulares da educação básica, especificamente na escola do campo, e se as propostas asseguradas por Lei contemplam na prática a formação docente e as habilidades necessárias à construção do saber entre os discentes. Quanto aos objetivos específicos, optamos por reconhecer as políticas públicas de inclusão desenvolvidas na escola do campo; refletir a relação formação e prática docente no contexto inclusivo; e compreender a importância do profissional de LIBRAS na construção do saber e nas habilidades necessárias ao desenvolvimento discente. A metodologia parte de uma abordagem qualitativa, por analisar práticas pedagógicas relacionadas à educação inclusiva. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que aborda a inserção do aluno surdo na sala regular na escola do campo. Para isso, utiliza como referencial teórico alguns autores que discutem as temáticas associadas à escola do campo e à educação inclusiva, como: Ausubel (2003); Arroyo (2007); Bueno (1999); Fenelon (1989); Moreira e Candau (2007); Paim (2005); Retondo (2008), entre outros. Constatou-se que o processo de inclusão deve ser pensado de forma efetiva, e não apenas com a inserção dos discentes nas salas regulares, mas, sim, havendo uma relação entre formação e prática docente, para que o aluno surdo construa as habilidades necessárias à aprendizagem no âmbito escolar.

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