A EDUCAÇÃO DE SURDOS NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA.

Gomes, Francisca Jorge de Sousa

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir teoricamente sobre o processo de inclusão dos alunos surdos na escola inclusiva, mais precisamente na sala de aula regular. O caminho metodológico está baseado a partir das abordagens dos autores: Mantoan (2006), Prieto (2006), Mainieri (2005), Ropoli (2010), Guijarro (2005), Perlin (1998), Honora (2014), Lacerda (2014), entre outros estudiosos. Para além, o trabalho está suprido de artigos, documentos oficiais, revistas científicas, que embasaram para o enriquecimento deste trabalho. Diante do tema, surge a seguinte problematização: quais as perspectivas da educação dos alunos surdos na escola inclusiva? Com base nessa pergunta norteadora, buscam-se respostas para tal questionamento no decorrer da pesquisa. Sabemos que o histórico da inclusão no Brasil, tem passado por grandes processos educacionais desde o período imperial até os anos 90 com a Declaração de Salamanca (1994). Os resultados demonstraram que as literaturas sobre a temática e as políticas públicas em defesa da educação inclusiva e as lutas das comunidades surdas, têm contribuído para o processo de inclusão do aluno surdo, desde a matrícula, participação e a permanência na escola, na busca por uma aprendizagem significativa, apontando metodologias que contribuem para a formação acadêmica e pessoal do aluno surdo, bem como, sua preparação para o mundo do trabalho.

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