UM OLHAR VOLTADO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS POR PROFESSORES DE SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Gomes, Ana Lúcia Santos Silva

Resumo

A educação de alunos surdos no ensino regular é de suma importância para o seu desenvolvimento e tem como objetivo a garantia de igualdade de acesso à educação de qualidade e igualitária. O presente trabalho visa mostrar uma investigação referente às práticas pedagógicas que estão sendo usadas pelos educadores na formação de surdos na educação inclusiva do ensino fundamental II. A metodologia usada para o estudo deste artigo se baseou em uma revisão narrativa com uma abordagem qualitativa de caráter descritivo. Neste artigo foi feito uma análise de coleta de dados através de pesquisa bibliográfica com alguns autores, tais como: Quadros (2006), Brasil (2002), Cavalcante (2010), Damazio (2019), Rosado e Taveira (2016), Espíndola (2017), MEC (2007), Strobel (2008) entre outros. Os dados foram obtidos a partir das produções científicas que descrevem sobre a temática: educação de surdos numa perspectiva inclusiva e métodos pedagógicos. Optou-se pela busca de artigos em periódicos nacionais como o portal CAPES, através de um levantamento de referência teórica já revisado e publicado nos meios eletrônicos e escritos em artigo publicado em Língua Portuguesa. A pesquisa apontou que as práticas pedagógicas com ênfase no uso imagético e no uso da Língua de Sinais e a Língua Portuguesa têm contribuído para a construção do conhecimento dos alunos surdos em sala de aula e garantia do acesso, participação e aprendizagem dos mesmos. Diante disso, concluiu-se que os recursos pedagógicos (uso de imagens, jogos pedagógicos, produção de vídeos, adaptação de texto da Língua Portuguesa para Libras e o uso de figuras geométricas) apresentados pelos educadores aos alunos surdos durante o processo de ensino, promovem uma inclusão maior dos alunos surdos e ouvintes, possibilitando dessa forma uma construção do saber e superação das desigualdades.

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