DESAFIOS E POSTURA DO PROFESSOR PARA O ENSINO- APRENDIZAGEM DO DISCENTE SURDO NA SALA DE AULA REGULAR
Silva, Edinete Vilma Gomes da
Resumo
Este estudo é uma abordagem reflexiva que busca compreender os desafios vivenciados pelo professor na sala de aula regular para o ensino e aprendizagem do discente surdo e avaliar qual é a postura do professor diante dos desafios no decorrer do processo de inclusão do aluno com surdez na sala de aula regular. A metodologia adotada nesta pesquisa consiste em uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, pois busca sustentação teórica em estudos científicos já realizados e apresentar um diálogo aprofundado com as teorias que discorrem sobre a importância do processo de inclusão do aluno surdo no sistema educacional regular. Buscamos aporte teórico em autores como Mantoan (2015), Gesser (2009), Goldfeld (2002), dentre outros que tratam da Libras como língua natural do surdo, além das contribuições de Vygotsky (1998) e outros. Nossas leituras e reflexões apontam que a inclusão do aluno surdo no ensino regular acontece, ainda, de forma muito tímida e que os desafios vivenciados pelo professor exigem um enfrentamento que requer apoio de todos os responsáveis pelo processo educativo. Apesar das dificuldades, o docente deve buscar formação e metodologias que possam ajudar a superar os desafios do trabalho com o aluno surdo.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.