PRÁTICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO PARA EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS NAS SALAS REGULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Pontes, Larissa Moura Delfino

Resumo

Entende-se que a surdez condensa uma realidade bastante diversa na sua composição cultural, isto por conta do sujeito surdo ser único na relação que estabelece com o outro, com a sociedade e consigo. A formação docente para professores que lecionam do 1º ao 5º anodo Ensino Fundamental I e que tem alunos surdos tem mostrado cada vez mais a importância de se trabalhar nesses momentos formativos aspectos teóricos, didáticos, práticos, metodológicos e avaliativos que contemplem o processo de aprendizagem dos alunos surdos. Apresentar práticas e metodologias de ensino exitosas de professores que lecionam em salas regulares do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I que tem a presença de alunos surdos foi o objetivo da presente pesquisa. A aprendizagem para o aluno surdo do Ensino Fundamental I deve ter por base uma prática de ensino que seja adequada às condições do público em questão. Trabalhou-se com importantes pesquisadores neste artigo: Crespo et al. (2018); Lopes (2012); Messa et al. (2018); Morán (2015); Schiavon (2019). Utilizou-se a pesquisa bibliográfica enquanto metodologia. O tipo de pesquisa versou sobre a revisão narrativa. Optou-se por desenvolver o presente artigo com base na pesquisa qualitativa, fazendo uso da análise documental. Pode-se afirmar que trabalhar com estratégias pedagógicas para alunos surdos dentro da sala de aula do ensino regular permite estruturar os percursos de aprendizagem especialmente nas séries iniciais que compõem o Ensino Fundamental I. Conclui-se que as práticas e as metodologias de ensino que são direcionadas para educação de alunos surdos precisam de articulação entre o currículo e a avaliação, sendo capazes de dar conta de realizar um ensino de qualidade e que realmente seja eficiente para esses alunos. Recomenda-se que os professores elaborem materiais pedagógicos acessíveis, bem como utilizar recursos desenvolvidos por educadores para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de forma inclusiva.

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