A relevância do ensino de Libras nos anos iniciais do ensino fundamental: desconstruindo alguns mitos

Santos, Josy Kelly Cassimiro Rodrigues dos

Resumo

Com o advento da Língua Brasileira de Sinais – Libras, a sociedade construiu algumas ideias errôneas a respeito da comunicação da pessoa surda. Sendo assim, este trabalho busca desconstruir os principais mitos que permeiam o sujeito surdo. Tais mitos serão apresentados com o intuito de enfatizar a importância do ensino de uma língua, Libras, principalmente nas primeiras séries do ensino fundamental da criança ouvinte, mostrando a Língua Brasileira de Sinais como uma língua social, cultural, histórica e que possui sua própria estrutura e, consequentemente, desmistificando a imagem da Libras como uma mímica. Para o desenvolvimento deste trabalho realizamos uma pesquisa teórica e interdisciplinar com caráter majoritariamente qualitativo e prioritariamente bibliográfico com base teórica em Gesser (2009), Forster (2004), Quadros (1997), Silva (2009) e Skliar (1998). Por meio de uma concatenação dos dados obtidos a partir da leitura de artigos, imergiu-se teórica, crítica e analiticamente em conhecer as legislações e decretos, refletir sobre a inclusão da Libras no Brasil, desmistificar a Libras enquanto mímica e traçar uma construção da identidade surda em uma sociedade na qual a maioria são ouvintes. A partir desta pesquisa, compreende-se que a propagação de alguns mitos a respeito da Libras interfere negativamente na educação dos surdos, o que permite que muitos tenham uma visão distorcida sobre a Libras enquanto língua, associando, muitas vezes, o uso de mímica como um instrumento pertencente a comunicação da sociedade surda.

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