A INSERÇÃO DO ENSINO DE LIBRAS COMO L2 NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE LAGOA DE DENTRO-PB

Rodrigues, Yanna Luiza do Nascimento

Resumo

O ensino da Libras conquista, cada vez mais, espaço na comunidade ouvinte em várias esferas sociais, dessa forma, o presente trabalho apresenta uma breve discussão a respeito do ensino da Libras como L2 para alunos ouvintes na esfera educacional. O objetivo deste trabalho consiste em investigar a prática pedagógica da docente responsável pelo ensino dessa língua, na rede municipal de ensino de Lagoa de Dentro-PB, em relação a aquisição/aprendizagem da Libras mediante uma perspectiva inclusiva com discentes ouvintes dos anos iniciais do ensino fundamental, analisando ainda, os procedimentos metodológicos, recursos didáticos e atividades visuogestuais utilizadas em sua prática. A pesquisa delineou-se diante de uma abordagem qualitativa e interpretativa por meio de um questionário investigativo direcionado ao docente titular pelo ensino de Libras. Os resultados apontaram tratar-se de uma profissional com experiência no ensino de Libras em várias modalidades de ensino, pois ela ensina a alunos do ensino fundamental como também leciona em cursos de graduação. Além disso, a mesma se considera uma profissional capacitada para exercer seu ofício no ensino de Libras por ter formação inicial e continuada na área. Como também, avalia importante a introdução do ensino dessa língua como L2 nos anos iniciais do ensino fundamental para alunos ouvintes, sentindo-se realizada por ministrar tal ensino e fazer a diferença por onde passa. Relatou, ainda, que as aulas de Libras acontecem uma vez por semana e que durante o desenvolvimento desta, a língua oral prevalece no processo comunicativo entre ela e os alunos ouvintes, tendo sua ação pedagógica voltada para metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem caracterizando uma abordagem sociointeracionista, pois emprega nas aulas vídeos, cartazes e imagens de sinais com o objetivo de desenvolver a prática de sinalização com os alunos. Os resultados analisados demonstraram o alcance dos objetivos anteriormente propostos, uma vez que exibiram a relevância de quanto a Libras carece ser reconhecida e acolhida como segunda língua para os ouvintes perante uma proposta de ampliação das relações interculturais e pessoais, confirmando um cenário inclusivo educacional que possibilite a reorganização do fazer pedagógico considerando as especificidades dos sujeitos envolvidos.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.