EDUCAÇÃO DO CAMPO CONFLITOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS.

Francelino, Vilma de Assis

Resumo

Neste trabalho, tendo como base o fato de a educação do campo ser um fenômeno complexo e diverso, refletimos sobre a educação do campo para educação de surdos. A educação de surdos está baseada na política educacional inclusiva, porém, incluir os alunos surdos nas escolas regulares é um desafio, pois é necessário que o ensino seja bilíngue, tendo em vista as particularidades linguísticas e culturais dos surdos e que leve em consideração a vivência do aluno no seu dia a dia. Contudo, a problemática deste trabalho é saber como as pesquisas científicas desenvolveram-se ou descreveram a questão da educação de surdos, no contexto educacional no Campo. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar, de forma bibliográfica e documental, como as pesquisas científicas se desenvolvem ou descrevem a questão da educação de surdos, no contexto educacional no Campo. Tendo como específicos apresentar estudos científicos nos últimos 05 (cinco) anos que discutem sobre a Surdez e Educação do/no Campo; identificar nos escritos científicos a relação do currículo da Educação do/no Campo com a Educação dos Surdos e compartilhar a importância da Educação dos Surdos no contexto da Educação do Campo. A presente pesquisa se justifica por buscar reconhecer a formação de uma sociedade sem desigualdades sociais, como base da luta dos movimentos sociais campesinos e da comunidade surda, como sua intencionalidade maior. No que se refere à produção de dados, além da revisão bibliográfica, adotou-se a pesquisa de caráter qualitativo de cunho documental. A coleta de dados foi realizada em sites acadêmicos (Google Acadêmico e Scielo). Este trabalho foi essencial para mostrar a carência de estudos científicos pois demonstrou, diante do estudo realizado, uma lacuna que precisa ser preenchida com estudos sobre o tema.

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