O ENSINO DE LIBRAS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Desafios e Reflexões na Percepção dos Professores

Assis, Carla Lêmos de

Resumo

A valorização do Ensino a Distância como modalidade educacional e o reconhecimento da Libras como segunda língua oficial no Brasil, na perspectiva para ouvintes, ocasionaram mudanças na atuação dos docentes de Libras nos cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EaD. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção dos docentes do Curso de Especialização em Libras, UAB-EaD/IFPB- Campus Patos, sobre a experiência da docência em Libras na modalidade Educação a Distância. Metodologicamente é um estudo descritivo e exploratório, com abordagem quali-quantitativa. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se o questionário on-line, através da ferramenta Google Forms, o qual continha perguntas abertas e fechadas, que contemplavam parâmetros que permitiram demonstrar a experiência da docência do ensino de Libras EaD. A partir dos resultados, identificou-se que docentes do Curso de Especialização em Libras, UAB-EaD/IFPB-Campus Patos (PB), possuem experiência no ensino de Libras. Contudo, existe a necessidade contínua de capacitação desses profissionais no tocante ao uso operacional do AVA, aprimoramento da capacidade de armazenamento e carregamento do AVA e ampliação do suporte de servidor, para que se efetive cada vez mais com qualidade o ensino de Libras na modalidade EaD.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.