O Leão e o mosquito a literatura em língua de sinais como possibilidade cultural no Ensino Fundamental I com crianças Surdas incluídas

Silva, Luana Sousa da

Resumo

Este trabalho teve como objetivo refletir como se dá o processo de aprendizagem das crianças surdas, a construção da sua cultura e identidade e, de maneira clara e sucinta, trazer para a sala de aula as relações sociais existentes dentro do contexto educacional a parti Leão e o Mosquito”. Os objetivos específicos foram: primeiro criar uma sequência didática para ser vivenciada em sala de aula; segundo discutir a forma como se vê os surdos e os ouvintes utilizando o conto supracitado; c história da pessoa com surdez, os seus desafios quando ingressa no ambiente escolar inclusivo. Nesse sentido, acreditamos que a literatura em língua de sinais pode contribuir e fazê-los refletir, junto com sua turma de ouvintes, sob de mudança de postura no compartilhamento coletivo que é a existência social. Metodologicamente, seguimos a perspectiva de base qualitativa (MARCONI; LAKATOS, 2017 e GIL , 2017) e duas foram as principais ações: a reflexões, foi a realização de pesquisa bibliográfica com foco na busca por estudos que discutissem sobre a literatura em língua de sinais em escolas inclusivas; a segunda, a partir deste referencial teórico, foi a construçã ensino fundamental I. Não há resultados, porque não foi um trabalho aplicado, mas a nossa expectativa é contribuir com a promoção da literatura em língua de sinais como possibilidade para ampliação das condições de reflexão e ação dos surdos na sociedade. Ressaltamos que, quanto aos resultados, Menezes (2017), foi nossa principal referência.

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