PERCEPÇÃO DOS DISCENTES E DOCENTES QUANTO AO ENSINO DE QUÍMICA FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19

Ramo, Luciano Bernardo

Resumo

A pandemia causada por uma doença grave aguda (SARSCoV-2) infectou um grande número da população mundial. Uma das maneiras de conter o avanço da doença foi por meio do isolamento social. Com isso, as aulas foram suspensas e para continuar com o calendário letivo, o Governo da Paraíba implantou o regime especial de ensino com aulas on-line por meio da plataforma classroom, distribuição de atividades impressas, dentre outras estratégias. É um momento, na qual a educação passa por grandes transformações e desafios, especialmente no que se refere ao ensino de Química. Ante o exposto, o presente estudo teve por objetivo analisar a percepção dos alunos e professores quanto ao processo de ensino e aprendizagem de Química frente à pandemia da Covid-19. O público alvo foram 121 estudantes e 3 docentes da rede pública estadual de Arara-PB. Tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa, de natureza aplicada, com objetivo exploratório e de procedimento de estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se questionários disponibilizados no google forms. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos são do sexo feminino, residem na zona urbana e são beneficiários do Bolsa Família. Além disso, esses classificaram as aulas durante esse período remoto como interessante e a principal dificuldade está relacionada com a velocidade da internet. Já os professores relataram que utilizam diferentes recursos digitais na preparação de suas aulas e apontam a avaliação da aprendizagem como uma dificuldade. A partir da análise dos resultados ficou evidente que a preocupação dos alunos e professores com o processo de ensino e aprendizagem de Química e que esses estão buscando forma de suprir suas necessidades durante as aulas no isolamento social.

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