PROFESSOR OUVINTE E ALUNO SURDO: QUAL CAMINHO PARA A INTERAÇÃO?

Lima, Luanny Barbosa de

Resumo

A diversidade é um fator social presente na sala de aula; isso deveria favorecer as relações interpessoais, havendo dedicação dos educandos em proporcionar um ambiente de aprendizagem igualitário. Ao associar essa reflexão à diversidade com alunos surdos em sala de aula regular, percebe-se um conflito na relação do professor ouvinte com eles, afinal, fica-se diante de duas pessoas com línguas e culturas diferentes, gerando uma barreira de língua e, consequentemente, no processo ensino- aprendizagem. Ao compreender que o professor precisa buscar meios de interagir com seus alunos, entende-se que ele precisa entender a cultura e a língua do aluno surdo em questão, portanto, o objetivo dessa pesquisa é investigar e discutir possibilidades de como a Libras pode contribuir na relação do aluno surdo e professor ouvinte na sala de aula regular. A análise foi feita baseada em teóricos como: Gustsack; Rech (2010), Karnopp e Klein (2007) , Mallmann, et al. (2014), Quadros (2005), Silva (2016) e Silva e Sena (2015 analisando suas considerações sobre essa discussão. A pesquisa mostrou que a aprendizagem da Libras favorece o processo interativo e a aprendizagem do aluno surdo.

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