UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA :a Libras como disciplina na Escola Regular.

Freire, Kássia de Sousa

Resumo

O presente artigo intitulado Um olhar sobre a Educação Inclusiva: a Libras como disciplina na Escola Regular busca, em seu objetivo geral, discutir a relevância da implantação da Língua Brasileira de Sinais como disciplina no ensino regular. Para tal, tem-se como objetivos específicos: refletir sobre os desafios encontrados pelos profissionais da educação especial nas escolas, debater a relevância da Libras como disciplina no ensino regular para a comunidade surda e, por último, explicar o currículo escolar para o aluno com surdez. Nesse ínterim, esta discussão é de suma importância para o entendimento de como vem sendo realizada a implantação da Língua Brasileira de Sinais como disciplina nas escolas regulares e de quais são os percursos históricos e debates que estão envolvidos nesse processo. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e autores como: Brito, L. (1997); Damázio, M. (2005); Mantoan, M. T. E. (2003) e Skliar, Carlos (2005) que auxiliaram neste estudo através de pesquisas em artigos científicos, teses, dissertações e legislações específicas que abordam o tema proposto. Por meio da análise realizada, é possível concluir que a abertura linguística que inclui a Libras no currículo escolar pode ter um impacto positivo na inclusão não só da comunidade surda, mas também dos professores, familiares e estudantes de uma maneira geral, o que contribui com a minimização da exclusão e possibilita a construção de condições favoráveis a uma sociedade diversificada.

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