A CULTURA DIGITAL APLICADA AO ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO COMO FERRAMENTA À PRÁTICA EXPERIMENTAL

Sampaio, Michelly Melo

Resumo

De acordo com as evidências atuais, conforme as quais o ensino à distância é uma realidade da Educação Básica, devemos destacar que as estratégias de ensino devem se preocupar com a realidade e o contexto em que o aluno está inserido. Nessas condições, o presente trabalho tem como objetivo apresentar as potencialidades das atividades experimentais desenvolvidas em período de Ensino Remoto, como ferramenta de construção do conhecimento no processo de Ensino de Física. Nesse cenário, apresentamos um estudo de caso de uma estudante de Pós-Graduação do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal da Paraíba-IFPB, em algumas intervenções como professora da Escola Cidadã Integral Teodósio de Oliveira Lêdo, situada na cidade de Boa Vista-PB, em turmas do Ensino Médio da Educação Básica. O método propõe a construção de experimentos a partir de eixos temáticos propostos pela Secretaria de Educação Estadual da Paraíba, que são “Educação em Direitos Humanos”, no qual foi trabalhado o subtema “O Direito Humano e Fundamental a Água Potável” e foi proposto que os estudantes elaborassem um experimento que explicasse os estados físicos da água. Outro eixo foi “Ciência Tecnologia e Inovação”, no qual os estudantes deveriam construir um dinamômetro para verificar a Lei de Hooke. Já no eixo “Natureza e Sociedade”, os estudantes deveriam construir um Termoscópio para verificar o comportamento do calor. Por fim, no eixo “Economia”, os estudantes deveriam construir geradores elétricos como pilhas e baterias caseiras. Desta maneira, apresentamos algumas propostas de atividades experimentais que podem ser desenvolvidas por meio do Ensino à Distância, no entendimento de que os formatos das aulas podem se modificar. Porém, as boas práticas devem ser constantes no Ensino de Física.

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