Espaço público e sustentabilidade: uma avaliação ambiental nas principais vias centrais asfaltadas no Município de Monteiro - PB
NASCIMENTO, SABRINA
Resumo
Mudanças importantes estão sendo observadas no clima das urbes, onde as regiões densamente construídas apresentam elevações de temperatura em comparação com seu entorno, fenômeno este cognominado como ilhas de calor urbanas. A cidade de Monteiro, na região do cariri ocidental da Paraíba, apresenta alguns problemas decorrentes da urbanização: uma área que antes era coberta por paralelepípedos e com vários canteiros centrais foi transformada em pavimento asfáltico e um imenso canteiro central, com espaços ociosos e sem arborização. Portanto, busca-se resolver e entender quais são os principais problemas ocasionados ao espaço urbano e aos pedestres, diante da implantação do pavimento asfáltico, visto que o asfalto tem menor capacidade de absorção de calor e impermeabiliza a superfície do solo. O objetivo geral é realizar uma avaliação ambiental nas principais avenidas centrais asfaltadas de Monteiro - PB, acerca da influência dos diferentes tipos de pavimentos em função da temperatura. Nessa perspectiva, objetiva-se ainda, de forma mais específica, mapear as principais vias, diagnosticando sua organização e pavimentação urbana; e investigar as mudanças provocadas pela pavimentação; medir a temperatura ambiente nas ruas de Monteiro; e analisar comparativamente os valores de temperaturas obtidos para promover técnicas e subterfúgios para amenizar a problemática estudada. A proposta, por sua natureza, é classificada como pesquisa aplicada, quando a abordagem analítica do problema é selecionada como um aspecto quantitativo-qualitativo e, quanto aos objetivos, é considerada exploratória e descritiva. Para alcançar os objetivos do estudo foi realizada uma análise bibliográfica, documental e de pesquisa de campo. A pesquisa demonstra os pontos de acúmulo de água causados pela impermeabilização do solo e a comparação da temperatura em diferentes tipos de pavimentação, concluindo-se que a pavimentação asfáltica não é a melhor escolha para os espaços públicos devido às alterações de temperatura e geração de desconforto térmico aos pedestres que usam os ambientes para seu lazer e convivência. Os espaços médios com maior temperatura referem-se a locais totalmente pavimentados e sem arborização. Portanto, os resultados e discussões deste trabalho mostram a influência de como a cobertura do solo contribui para o clima local e a geração de ilhas de calor.
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