CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE INCLUSÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE NOVA OLINDA-PB

Silva, Gerlandia Leonidas Batista

Resumo

Este artigo buscou desmistificar a Matemática como uma disciplina complicada, apresentando a ludicidade como uma estratégia metodológica no ensino desse componente curricular e como importante forma de inclusão no processo de ensino e de aprendizagem. O objetivo principal deste trabalho foi analisar as contribuições da ludicidade no processo de inclusão no ensino da Matemática no 5º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Nova Olinda/PB. Metodologicamente, a pesquisa foi de natureza aplicada e qualitativa, com etapas de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. Para dar conta da pesquisa objetivada recorremos a Matoan (2005) e Kunc (1992) sobre educação inclusiva, bem como em Kishimoto (1998) nas questões relacionadas ao brincar, e, autores matemáticos como D’Ambrósio (1997); Nunes, Campos, Magina e Bryant (2009) dentre outros. A pesquisa foi realizada com 4 alunos de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de em uma escola municipal da cidade de Nova Olinda-PB, sendo um deles diagnosticado com déficit de atenção e hiperatividade. Como instrumento de pesquisa utilizou-se aplicativo de conversas para realizar as 3 etapas da brincadeira, que abordou os conteúdos de Educação Financeira, Tratamento de Dados e Operações Matemáticas Básicas. Os educandos participantes construíram tabelas de preços, brincaram de realizar compras e apresentaram os cálculos e resultados dos valores das compras realizadas. Com a realização desta intervenção, concluiu-se que a ludicidade é uma grande aliada no processo de inclusão nas aulas de Matemática, pois, no ato de brincar, as crianças aprendem de forma natural e divertida; e que a brincadeira pode ser vista como uma prática de ensino eficaz para o processo de inclusão e aprendizagem dos alunos.

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