RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NA PERCEPÇÃO DOS PAIS COMUNICAÇÃO E INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO

Furtado, Joana Gracielle Acácio de Lima

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo principal, investigar na percepção dos pais, a relação família e escola para a comunicação e inclusão do aluno surdo no sistema regular de ensino em uma escola no município de Conceição-PB. E como objetivos específicos: identificar como ocorre a comunicação entre os pais e o aluno surdo, diagnosticar se há oferta do ensino de Libras na escola de ensino regular, verificar a relação dos pais com a escola, demonstrar o maior desafio que os alunos surdos enfrentam no ensino regular e especificar os fatores que contribuem para o desempenho do desenvolvimento da aprendizagem do aluno surdo. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo levantamento de campo. Para tanto foi feita coleta de dados por meio de questionário com perguntas abertas e de múltipla escolha, respondido por uma mãe de aluna surda, matriculada no ensino regular. A análise dos resultados baseado fundamentada nos teóricos: Faleiro, Farias, Silva 2018; Cappellini, Santos, 2020; Viana, Tomasi 2020; Pereira, 2014; Pereira e Novo, 2018, indicaram que: mãe e filha se comunicam por meio de gestos caseiros e leitura labial. A relação dos pais com a escola é amistosa - estão sempre interagindo com a escola, o que revela que valoriza a escola e a educação; o maior desafio enfrentado pelo aluno surdo é a comunicação, por causa da linguagem; não há o ensino da Libras na escola, falta profissionais capacitados. Portanto, quando a família e a escola interagem, os alunos surdos desenvolvem sua aprendizagem, mesmo enfrentando desafios na comunicação, devido às barreiras linguísticas.

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