O PROCESSO DE LETRAMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS

Ferreira, Joselma Barbosa

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões e serve como pesquisa e estudo acerca do letramento de alunos surdos através do ensino da língua portuguesa, tendo em vista às necessidades por busca de estratégias que norteiem a relação entre professores, conteúdos e alunos, enfatizando os principais obstáculos vivenciados pelos alunos surdos na aquisição da leitura e da escrita do Português como segunda língua nas salas de aulas de ensino regular do Ensino Fundamental I, já que as pessoas com surdez estão conquistando cada vez mais espaço dentro de uma sociedade que há tempos atrás considerava esses indivíduos incapazes de viver e relacionar-se com os ouvintes. „O Processo de Letramento da Língua Portuguesa como Segunda língua (L2) para Alunos Surdos‟, trará discussões sobre a importância da aquisição da leitura e escrita em L2, valorizando a Libras (L1) como língua natural do surdo. Como objetivo geral nos propusemos a analisar estratégias para favorecer o processo de letramento da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos na sala de aula do ensino regular. Em termos metodológicos, trata-se de uma abordagem bibliográfica e qualitativa realizada através de estudos e pesquisas enfatizando o letramento dos alunos surdos. Teoricamente o trabalho está ancorado nas ideias e discussões de Gesueli (1998), Quadros e Schmiedt (2006), Vygotsky (1988), Lebedeff (2010). Apresentamos exemplos para servir de instrumento que auxiliarão no letramento e formação dos sujeitos surdos para torná-los capazes de exercer sua cidadania, dando-lhes autonomia, tornando-os cidadãos críticos e participativos na sociedade. Descobrimos a importância do letramento visual, da diversidade textual, do uso da tecnologia e do ensino da L1 para todos os alunos surdos e ouvintes e o quanto estes elementos metodológicos podem contribuir para a aquisição do letramento em L2 para o surdo. Constatamos então, que diante dos estudos e discussões apresentados nesse trabalho, o surdo tem potencial cognitivo e sociocultural para aprender o Português como L2, ampliando sua comunicação com ouvintes, convivendo assim mais plenamente na sociedade.

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