POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA: AVANÇOS E LIMITES NA EDUCAÇÃO DO SURDO

Pereira, Angélica Benedito

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre as políticas públicas de inclusão da pessoa com surdez nas escolas públicas regulares de Ensino Fundamental, considerando os limites e os avanços das políticas educacionais inclusivas para a acessibilidade linguística. Para alcançarmos o objetivo desejado, tentaremos mais especificamente, discutir sobre as políticas públicas da educação do surdo no Brasil; compreender a relação entre políticas públicas e a acessibilidade linguística, considerando os avanços e limites das políticas de educação do surdo para a acessibilidade linguística. No intuito de dar conta da discussão, buscamos aporte teórico em autores como Quadros e Karnopp (2004), Gesser (2009), Skliar (2017), dentre outros que tratam da Libras como língua natural do surdo. A pesquisa se constitui em estudo bibliográfico, pois está pautada em estudos científicos já realizados e apresenta um diálogo aprofundado com as teorias. Nossa leitura e compreensão apontam que há evidências de avanços na acessibilidade linguística, proporcionada por propostas que compõem as políticas públicas da educação do surdo, desde a aprovação das leis até a presença do intérprete em sala de aula. Os resultados apontam ainda, que há também alguns limites em relação à acessibilidade linguística, a exemplo da ausência de intérprete, na maioria das salas de aula da educação infantil, a falta de intérprete para atender toda a demanda e a ausência de um currículo que considere a cultura surda, a identidade surda e compreenda o artefato linguístico como primordial para o desenvolvimento do sujeito.

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