A TECNOLOGIA NA MATEMÁTICA: O USO DE APLICATIVO NO ENSINO APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES BÁSICAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DA ESCOLA MUNICIPAL SANTA ÂNGELA – JOÃO PESSOA /PB
Silva, Viviane Barbosa de Araújo
Resumo
A tecnologia mostra-se cada vez mais presente e necessária para a sociedade, e abre novos caminhos para as práticas de ensino existente. Na área da matemática, há uma grande variedade de aplicativos, softwares, jogos, e sites educativos disponíveis na internet, que podem oferecer um aprendizado significativo na construção do conhecimento. A educação inclusiva consiste em por fim a desigualdade entre todos os alunose associada ao uso dos recursos tecnológicos adequados, pode ajudar na construção de cidadãos conscientes, sem preconceitos, valorizando as diferenças. Com o uso da tecnologia podemos contribuir com uma melhor interaçãoentrealunos e professores, potencializando uma aprendizagem significativa e inovadora.A presente pesquisa visa analisar a importância do uso das tecnologias no ensino da Matemática, o processo evolutivo douso do aplicativo no ensino das operações básicas nesta disciplina com os alunos que apresentam deficiência intelectual da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Ângela, localizada no município de João Pessoa – PB. Explorar o uso de aplicativo para celulares e tablets no ensino das operações básicas da matemática através do estudo da tabuada, de forma que ele possa contribuir no processo de ensino-aprendizagem para os alunos com deficiência intelectual, viabilizando uma aula lúdica condizente com a realidade do mundo globalizado de forma inclusiva para todos os alunos e entender que o aluno com deficiência intelectual precisa de apoio diferenciado para que desenvolver e potencializar suas habilidades e interação com toda a turma. Utilizaremos o aplicativo math tabuada, escolhido por ser um aplicativo dinâmico e de fácil utilização, que aborda as operações matemáticas. A inclusão da tecnologia nas aulas de matemática, os alunos com deficiência intelectual do ensino fundamental até a educação de jovens e adultos, pode trazer uma aprendizagem diferenciada e inclusiva para todos os alunos e tornar as aulas de matemática divertida e com aprendizagem significativa para todos. Contamos com as contribuições significativas do autor José Manuel de Moran, neste trabalho, onde podemos mostrar as expectativas que as tecnologias podem trazer para o ensino, entre outros autores com pensamentos relevantes sobre os novos mecanismos de aprendizagem com tecnologia e o lúdico num processo colaborativo para a construção de novos saberes para uma educação inclusiva.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.