JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Rodrigues, Marinlene

Resumo

O presente artigo aponta como os jogos podem contribuir no ensino-aprendizagem da Matemática. Através dos jogos os alunos têm a possibilidade de serem protagonistas do seu próprio aprendizado, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. O objeto de estudo desta pesquisa foram 26 alunos de uma escola particular do 7°ano da Cidade de Alagoa Grande Paraíba. Como o mundo passa por uma pandemia do novo corona vírus a pesquisa de campo ocorreu da seguinte maneira, de inicio foi feito a aplicação um questionário disponibilizado de forma remota na plataforma que a escola Externato D. Pedro II utiliza para realizar suas atividades escolares, posterirormente foi aplicado o jogo denominado desafio das frações disponibilizado também de forma remota em um aplicativo de celular, por fim foi realizada a aplicação de um segundo questionário de opinião disponibilizado também de forma remota. O jogo desafio de frações é um aplicativo de celular onde o aluno pode aprender brincando. Ao jogar o desafio de frações os alunos aprendem frações equivalentes, simplificação de frações, adição e subtração de fração, além de corresponder às frações. Sabe-se da grande dificuldade que a muitos alunos tem ao se deparar com as frações, então acredita - se que os jogos desenvolvem e aprimora as habilidades que compõem o raciocínio lógico do aluno em vários sentidos. Acredita-se que, esse trabalho possa contribuir no sentido de levar os professores a refletirem sobre suas práticas pedagógicas para facilitar o ensino e a aprendizagem da Matemática.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.