O CONTO O FEIJÃOZINHO SURDO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS SURDAS UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DO MÉTODO RECEPCIONAL

Sousa, Jakeline Lourenço Francelino de

Resumo

O ser humano em sua complexidade existencial se utiliza da literatura para falar se si, de suas conquistas, derrotas, sonhos e pesadelos. Assim, ao fabular sobre o mundo vivido e o desejado, a literatura humaniza o homem, pois o coloca de frente com temáticas e questões. A partir dessa compreensão, o presente trabalho aborda a literatura em língua de sinais na educação infantil e tem como objetivo elaborar uma sequência didática com o conto O Feijãozinho Surdo, de Liège Gemelli Kuchenbecker (2009). Para desenvolver nossa proposta, utilizamos como base para o ensino de literatura o método recepcional de acordo com Bordini E Aguiar (1988). Para alcançar o objetivo proposto foi realizado o estudo da teoria da literatura e as perspectivas teóricas e metodológicas que lastram o método recepcional. A análise da obra O feijãozinho surdo (2009) foi realizada, destacando sua relevância como um artefato cultural do povo surdo. E, por fim, a sistematização de atividades de leitura e compreensão a partir do Método adaptando-o para o ensino de literatura em Libras. O nosso estudo teve como abordagem a pesquisa qualitativa, tendo a produção e análise dos dados sido norteados pelas perspectivas bibliográfica e exploratória de pesquisa. As principais contribuições de autores da área da educação dos surdos foram as de Karnopp (2006), Mourão (2011), Lopes (2017), dentre outros. A proposta não foi aplicada, sendo nossa expectativa de que possa ela tornar-se possível para uma aplicação futura para profissionais em exercício de docência na educação infantil com crianças surdas.

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