AQUISIÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS DESAFIOS DOS SURDOS FILHOS DE PAIS OUVINTES

Cordeiro, Juliana Acacio

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de elencar sobre a aquisição da língua de sinais: desafios dos surdos filhos de pais ouvintes. O mesmo objetiva ressaltar algumas dificuldades enfrentadas pelos surdos na aquisição da língua de sinais, bem como discutir o tipo de acesso a Libras e a importância da comunidade surda na vida da criança também surda. Esta pesquisa é do tipo bibliográfica, qualitativa descritiva tendo como embasamento teórico estudiosos como Perlin (2003), Strobel e Perlin (2009), Santos (2009), Grannier (2007), dentre outros que discorrem sobre a temática abordada. No caso de surdos que não tiveram acesso a Libras na primeira infância, ocorrem muitas dificuldades na aquisição da língua de sinais, pois é importante ter acesso a essa língua o mais breve possível. O atraso deste conhecimento pode ocasionar dificuldade de aprendizagem e cognição, além de falta de identidade própria, dependência e isolamento social. A aquisição da língua de sinais pode se dar através da influência com um surdo ou alguém que sabe Libras. Daí surge a importância da comunidade surda, uma vez que esta promove encontro com seus pares, viabilizando ações para superar limites entre surdos e seus familiares. Com respeito ao acesso a Libras, seria interessante ocorrer por meio de uma escola especializada para surdos, ou bilíngue, que abordasse o ensino de Libras como LI, fazendo bom uso de recursos visuais e tecnológicos. No decorrer da pesquisa, observou-se que as principais dificuldades encontradas pelos surdos filhos de ouvintes na aquisição da língua de sinais são causadas geralmente por causa do preconceito da família, do acesso tardio da Libras, da tentativa de cura da parte dos pais, da escassez de escolas especializadas para surdos, e ainda, da falta de creches mistas que amparam o surdo. Este estudo nos faz refletir que, compreender as dificuldades dos surdos filhos de ouvintes, contribui para mobilizar instituições educativas em propor subsídios para acolher este discente, conscientizar a família sobre a importância da Libras, e entender que a comunidade surda é o melhor impulso para propor liberdade, granjear anseios e obter engajamento social.

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