A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

MELO, ESDRAS NUNES CARVALHO DE

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa teórica, de nível bibliográfico, com enfoque qualitativo e teve como tema os jogos no ensino da Matemática. Foi definido como objetivo compreender a importância dos jogos para o ensino da Matemática na educação infantil, visando a ludicidade como caminho para a aprendizagem e a construção do conhecimento, assim como, identificar a eficiência que este possui no processo de aprendizagem da Matemática nas crianças que estão iniciando a carreira escolar. Assim, dividiu-se a pesquisa em quatro seções. A primeira, composta pela introdução; a segunda, apresentando as concepções teóricas de Piaget, Vygotsky e Kishimoto sobre jogos; na terceira seção, fez-se um estudo sobre os jogos no ensino da Matemática, destacando o papel do educador na concepção lúdica e a importância dos jogos para o ensino da Matemática na educação infantil e por fim as conclusões que apresentam a concretização dos objetivos definidos. Contribuíram para esta pesquisa os seguintes autores: Piaget (1978), Vygostsky (1997), Kishimoto (2007), Santos (2001), Teixeira (2010), Sa (2013) entre outros, de modo a entender os jogos como auxilio cognitivo da aprendizagem da Matemática, tendo o aluno como sujeito ativo neste processo. Espera-se contribuir com educadores, pesquisadores e curiosos no assunto.

Citação

Artigo Completo

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.