SURDO O DESAFIO DA INCLUSÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM NA REDE REGULAR DE ENSINO
Santos, Edinete Pereira dos
Resumo
O processo de inclusão da pessoa surda na rede regular e o ensino-aprendizagem são assuntos muito discutidos no meio educacional, visto que existem muitos desafios a serem enfrentados até que se chegue à efetivação de um atendimento adequado e eficaz para os educandos desenvolver-se plenamente. Este estudo tem por objetivo analisar a inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino e as dificuldades enfrentadas por toda comunidade escolar, visando melhorias no cenário educacional no âmbito da inclusão. Assim sendo, este trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica qualitativa, narrativa, e está ancorado em autores como Figueiredo (2015), Santos e Lacerda (2015), Quadros (2008), Strobel (2009), dentre outros que discutem sobre a educação do surdo. Nesta base teórica buscou-se conhecer como ocorre a inclusão de crianças surdas na rede regular de ensino e os desafios enfrentados para que a inclusão aconteça e para que o ensino-aprendizagem ocorra com qualidade uma vez que muitas escolas não estão preparadas para receber o discente nessas condições. A presente pesquisa visa mostrar os desafios enfrentados no decorrer do caminho e, ao mesmo tempo, faz um levantamento do que seja necessário para que a inclusão ocorra de fato como assegura a legislação.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.