EDUCAÇÃO INCLUSIVA A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NO ENSINO INFANTIL PARA CRIANÇAS SURDAS E OUVINTES

Ferreira, Leidiane da Costa

Resumo

Este trabalho aborda sobre a Educação Inclusiva, a qual tem passado por desafios para ser inserida no ambiente escolar, além de discorrer sobre a importância da Libras para crianças surdas e ouvintes. No aspecto da Educação Inclusiva no Ensino Infantil, a inserção da Língua Brasileira de Sinais tem passado por períodos de resistências, resultando em exclusão da criança surda, assim como a inviabilidade de diálogo entre a criança surda e ouvinte. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição da Língua Brasileira de Sinais no Ensino Infantil, no sentido de inclusão da criança surda, assim como a interação entre surdos e ouvintes. Esta pesquisa foi realizada por meio de uma investigação bibliográfica e qualitativa, analisando artigos, revistas e monografias que apresentam autores, como Torres, Cruz e Henrique (2019), Silva, Modesto e Fukui (2019), Lima e Barbosa (2019), Alves (2019), Cananéa (2019), Freitas e Araújo (2020), dentre outros, os quais abordam ideias relevantes para o desenvolvimento deste trabalho. Os resultados indicam que a Libras é uma alternativa fundamental para que a criança surda seja incluída na sala de aula, ao mesmo tempo que seu contexto cultural é valorizado no ambiente escolar, bem como na sociedade. A criança ouvinte passa a conhecer e respeitar as diferenças do outro, interagir e socializar com o surdo por meio da Libras.

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