O PROFISSIONAL INTÉRPRETE EDUCACIONAL DE LIBRAS ATUAÇÃO E ALGUNS DESAFIOS ENFRENTADOS NO ÂMBITO DA ESCOLA REGULAR
Santos, Maria de Fátima da Silva
Resumo
O presente artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, realizada através de revisão bibliográfica e documental. Para tanto, foram analisados cinco artigos científicos que discutem a atuação do Intérprete Educacional (IE) em sala de aula regular/inclusiva, alguns desafios, bem como o reconhecimento dessa função, formação, relação com a equipe pedagógica, dentre outros. A revisão bibliográfica foi realizada através das obras de alguns autores, como Damázio et al. (2007), Dorziat (1998), Góes e Laplane (2004), e Leis como as de número 10.436/2002 e 12.319/2010. O objetivo principal é analisar a função, a relevância e os desafios enfrentados pelo profissional intérprete de Libras no âmbito educacional. Este trabalho pode trazer importantes contribuições, como fomentar o conhecimento da comunidade acadêmica e escolar acerca do profissional intérprete educacional de Libras, sua função, importância e desafios no processo de inclusão dos surdos na escola regular. O profissional IE é relevante para que o surdo tenha acesso facilitado aos conteúdos estudados, para que possa interagir com profissionais e colegas que não sabem Libras na escola e demais demandas no âmbito educacional. Sua função é mediar/interpretar conversações, eventos e demais demandas, promovendo acessibilidade, sem que haja interferência pessoal. Porém, como se trata de escola, entendemos, através das leituras, ser importante que o intérprete tenha conhecimento pedagógico e faça parte do planejamento e elaboração de atividades e estratégicas para o ensino dos surdos inseridos, e se apropriar dos conteúdos com antecedência. Como dificuldades enfrentadas no cotidiano do IE dentro da escola, identificamos a necessidade de valorização e reconhecimento de sua profissão e função, além da escassez ou pouca formação específica e continuada na área de atuação.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.