A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO NA ESCOLA REGULAR EM ANÁLISE A VOZ DO SURDO

Cunha, Douglas da Sila

Resumo

As discussões acerca da inclusão dos discentes surdos no ambiente escolar, muito se fala sobre o acesso e permanência desses em escolas da rede regular de ensino. Nesta perspectiva, muitos são os questionamentos construídos em relação a temática, dentre os quais destaca-se: i) a inclusão do surdo na escola regular tem acontecido realmente? ii) como ele é recebido nesse espaço? Como ele se sente na sala de aula regular? iii) ele tem acessibilidade linguística? iv) qual a importância do intérprete de Libras na sala de aula para o aluno surdo? O objetivo deste estudo é investigar qual a importância do trabalho do intérprete no processo de ensino e aprendizagem do sujeito surdo na escola regular. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa com análise interpretativa e caracteriza-se como pesquisa de campo. O estudo recorreu a entrevista semiestruturada para coleta e materialização dos dados. Para fins de reflexões teóricas foram utilizadas como aporte autores como Quadros (2004; 2019), Vitaliano (2010), Skliar (2017), Lacerda (2000), Kelman (2010), Magalhães e Nóvoa (1992), dentre outros. Constatou-se que o aluno surdo ainda é recebido na escola sem que haja uma preparação básica, nesse caso, o acesso linguístico. E sobre este aspecto, o aluno compreende, valoriza e reconhece a importância do trabalho do intérprete para o processo de ensino e aprendizagem e que sem a presença desse profissional em sala de aula, a falta de acessibilidade linguística compromete todo o processo de interação e de construção do conhecimento.

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