O USO DA INTERNET E SUAS FERRAMENTAS DURANTE O ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
Silva, Erlândio Gualberto
Resumo
Nossa pesquisa buscou responder questionamentos sobre as dificuldades de ensinar matemática através da internet, as estratégias usadas para melhorar o ensino aprendizagem utilizando esse meio e o que o ensino remoto trouxe de experiência para os professores dessa disciplina, que estão ministrando suas aulas pela internet durante a pandemia provocada pelo Covid-19. Nosso objetivo foi mostrar, através de relatos de professores de matemática, como está sendo a vivência de ter que trabalhar com as novas tecnologias. O impacto que a internet e suas ferramentas têm no ensino de matemática e que o uso delas é essencial para prática docente nesse momento de fechamento das escolas. Também fizemos uma revisão bibliográfica de algumas pesquisas nacionais sobre a utilização da internet e suas ferramentas no ensino aprendizagem de matemática, voltando nossos olhares para aquelas que são relacionadas ao nosso trabalho. A metodologia da nossa pesquisa foi de cunho qualitativa do tipo exploratória, onde apresentamos as percepções de três professores de matemática que estão passando por esse processo e que fizeram relatos individuais, através de um questionário semiaberto, sobre o desafio diário que estão enfrentando para ensinar matemática durante a pandemia. A análise dos resultados nos permitiu perceber que os pesquisados acreditam na contribuição que a internet e suas ferramentas têm para dar ao ensino de matemática, mas para eles o ensino remoto serviu para mostrar que precisamos melhorar muito em todos os sentidos se quisermos atingir resultados satisfatórios.
Citação
Artigo Completo
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.