USO DOS TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS MULTISSERIADO

Nóbrega, Patrícia Brito de Souza da

Resumo

A Educação do Campo propõe, entre os seus princípios teórico-metodológicos, o trabalho educativo baseado na realidade dos sujeitos que vivem e trabalham no campo com a cultura, relações sociais, ambientais e econômicas, desenvolvidas nesse território. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva investigar o desenvolvimento dos temas transversais no ensino de Ciências em quatro salas multisseriadas de uma escola pública, no município de Sobrado/PB. Para alcançar esse intuito, essa proposta surgiu do reconhecimento das principais dificuldades encontradas no processo de ensinoaprendizagem, antes e durante a pandemia ocasionada pelo vírus COVID-19 e da aplicação de um questionário eletrônico junto aos professores da referida escola. Os resultados analisados, qualitativa e quantitativamente, indicam que todos os professores desenvolvem algum dos temas transversais (Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Trabalho e Consumo), destacando-se o tema Meio Ambiente. Entretanto, faz-se necessário que todos esses temas sejam desenvolvidos, harmonicamente, por todos os docentes. Contudo, constata-se que os estudantes possuem dificuldades de aprendizagem no ensino de Ciências atribuídas à falta de laboratório, situação agravada devido o ensino remoto. Todavia, podem ser utilizados outros recursos a fim de proporcionarem um ensino baseado na cultura, nas vivências e no trabalho camponês, considerando a necessidade de os professores aprimorarem a atividade docente com as atualizações e capacitações pedagógicas específicas para aperfeiçoar as estratégias que oportunizem um ensino mais significativo a esses educandos.

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