PRÁTICAS AVALIATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL II, POMBAL-PB

Almeida, Azeuiza de Sousa Reinaldo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas avaliativas dos professores de Ciências do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino de Pombal-PB. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e caráter exploratório que ocorreu em duas etapas: 1. pesquisa bibliográfica, para subsidiar as análises; 2. pesquisa de campo, com aplicação de questionário eletrônico sobre as concepções de avaliação da aprendizagem, bem como os métodos e os instrumentos corriqueiramente utilizados pelos professores da rede municipal de ensino de Pombal-PB. Dos sete professores do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino de Pombal-PB, seis participaram da pesquisa. Os resultados destacaram, entre os instrumentos e técnicas avaliativas mais utilizados, a prova (100%), o seminário (66,7%), o debate e os projetos (50%). 83,3% dos professores consideram suas práticas avaliativas tradicionais, desenvolvem três ou mais atividades avaliativas durante o bimestre e realizam feedback avaliativo com os alunos, utilizando-se dos tipos de avaliação somativa (100%), diagnóstica e formativa (66,7%). Conclui-se que as práticas avaliativas dos docentes pesquisados ainda são permeadas por metodologias tradicionais, apesar dos professores evidenciarem ter uma compreensão da avaliação a serviço da aprendizagem e não somente um meio de mensuração e classificação.

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