Análise comparativa de esforços solicitantes em ponte com trem-tipo da NBR 7188 e combinações de veículos de carga homologadas pelas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito: um estudo de caso da ponte sobre o Rio Cuncas

Filgueira, Carlos Fernando da Silva

Resumo

O trabalho tem como foco principal verificar por meio de um estudo de caso, os esforços provocados em uma ponte sobre o rio Cuncas, devido ao trem-tipo (TB) indicado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e àqueles devido às combinações de veículos de carga (CVC´s) homologados pelas Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito, cuja análise será realizada para as classes TB 36 e TB 45. Adotou-se um modelo estrutural simplificado e o método da repartição para obtenção dos carregamentos móveis, que consiste basicamente na determinação das parcelas de carregamento resistido por cada viga de sustentação. A combinação que apresentou valores mais críticos de esforços foi o TB 91-26,50 (+5%), que alcançou um percentual máximo de 27,74% de momento fletor e 24,53% de esforço cortante em relação ao TB 36. Os resultados da análise mostram que os esforços provocados pelas CVC´s superam consideravelmente àqueles impostos pelo TB 36, o qual foi supostamente utilizado no dimensionamento da ponte. A variação de momento fletor resultou num percentual máximo de 68,29% para o TB 91-26,50 (+5%) em relação ao TB 36. Os esforços impostos pelas CVC´s autorizadas atualmente pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, superam os valores utilizados para o dimensionamento de pontes antigas (TB 36), mesmo para pontes de vãos relativamente pequenos em comparação aos veículos reais. Essas condições de solicitações reduzem significativamente o tempo de vida útil da estrutura e podem provocar o colapso destas, pelo risco de fadigamento. Indica-se, portanto, a realização de vistorias periódicas para monitorar a ponte e identificar o aparecimento de patologias que possam indicar a ruína desta

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